domingo, 20 de maio de 2018

LITERATURA FEMININA AFRODESCENDENTE

Maria Firmina dos Reis
Primeira  romancista brasileira. Nasceu no Maranhão  em 1825. Viveu 92 anos, teve diversas publicações. Úrsula, considerado um dos primeiros escritos produzidos por uma mulher no Brasil. Durante a campanha abolicionista, o livro A Escrava reforçou a postura antiescravista de Maria  Firmina, que é compositora do hino da Abolição da Escravatura. Fundadora da primeira escola mista e gratuita do Estado, lutou pela educação, igualdade racial e de gênero.

Carolina Maria de Jesus
Trabalhava como catadora e registrava seu cotidiano em páginas amareladas  encontradas no lixo. Quarto de despejo: diário de uma favelada trata do dia a dia  de uma mulher negra, mãe, pobre e favelada.  O livro foi publicado em 1960 . Publicou ainda Casa de AlvenariaPedaços da fomeProvérbiosOnde estais felicidade.


Jeniffer Nascimento
Escreve temas de amor, identidade, machismo, racismo. Voz feminista negra que grita na periferia por poesia. Tem poemas publicados no antologia  Pretextos de Mulheres Negras (Obra de  poemas que conta com a participação de 22 mulheres negras. Primeiro livro de sua autoria: Terra Fértil pelo coletivo Mjiba.

Jarid Arraes
Mostra sua indignação com versos fortes por meio de cordéis, 40 títulos publicados, o mais popular Não me chame de Mulata rendeu discussões nas redes sociais. Em As Lendas de Dandara aborda o tráfico humano e a escravidão contando a história da guerrilheira quilombola Dandara dos Palmares. É comprometida com projetos de direitos humanos e tem uma coluna semanal na revista fórum chamada “Questão de Gênero”

Ana Maria Gonçalves
Obras:
Ao lado e à margem do que  sentes por mimUm defeito de cor (2006), ganhou o Prêmio Casa de Las Américas. A obra é inspirada na história de Luisa Mahin (ex-escrava de revoltas e levantes dos escravos que sacudiram a Província da Bahia, o poeta e abolicionista Luís Gama,   filho de Luisa Mahin, , a descreveu como uma mulher baixa, magra, bonita, de dentes alvíssimos como a neve. Esteve envolvida na Revolta dos Malês (1835) e na Sabinada (1837-1838).

Conceição Evaristo 
Doutora em literatura publicou seu primeiro poema em 1990 no 13º volume dos Cadernos Negros. Desde então publicou poemas e contos em diversas antologias.  Escreveu Olhos d´Água (contos e Prêmio Jabuti de 2015), Ponciá Vicêncio (romance), Becos da Memória (2006), Poemas da Recordação e outros movimentos, Insubmissas lágrimas de mulheresHistórias de leves enganos e parecenças, participou das antologias Cadernos NegrosContos Afros, Contos do Mar sem fim, Questão de pele. Publicações no exterior:  L'histoirele Ponciá e Banzo, memoires de la favela.

Alzira Rufino
Enfermeira engajada no apoio as vitimas de violência racial, doméstica e sexual. Foi a primeira escritora negra a ter seu depoimento gravado no Museu de Literatura Mario de Andrade.

Geni Guimarães
Em 1979 lançou seu primeiro Livro de Poemas Terceiro Filho, Leite do Peito (Fundação Nestlé), A cor da Ternura (Prêmio Jabuti e Adolfo Aisen).

Miriam Alves
Ministrou os cursos de “ Literatura e Cultura Afro-brasileira” na Escola de Português de MiddLeburx College em 2010  nos Estados Unidos. Fez parte do Quilombohoje (grupo paulistano de escritores).
Livros publicados:
Momentos de busca; Estrelas nos dedos; Terramara (peça teatral);
Brasilafro Auto rrevelado, Bará – na trilha do vento (ensaio)
Mulher Mat(r)iz – contos
Textos nos Cadernos Negros em antologias.

Lia Vieira
Autora de Só as mulheres Sangram (Record). Formada em Economia, Turismo, Letras, Doutora em Educação, Artista Plástica, dirigente da Associação de Pesquisa da Cultura Afro-brasileira,

Cristiane Sobral
Tem três obras – Não vou mais lavar pratos(poesias); Espelhos, Miradouros, Dialéticas da Percepção (contos);  Em só por hoje vou deixar meu cabelo em paz (poemas); Sobreviventes. Publicou artigos acadêmicos sobre relações sociais e de gênero. Seu primeiro livro foi Cada Tridente em seu Lugar (aborda o tema do acesso e permanência dos negros na universidade).

Esmeralda Ribeiro
Livro Malungos e Milongas (Contos);Temas: suspense, magiae  surrealismo policial.

Mel Duarte
Obras: Negra, nua e crua; Fragmentos dispersos.


Outras escritoras que vale a pena pesquisar 

Sueli Carneiro
Luiza Barros
Leila Gonzales
Laura Natália
Maria da Paixão

Fonte: Bianca Gonçalves – Pesquisadora da USP. Idealizadora do projeto “Leia Mulheres Negras”