quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

GUSTAVE FLAUBERT

GUSTAVE FLAUBERT 12/12/1821 (Ruão-França) - 8/05/1880)

Foi um dos mestres do Realismo, movimento estético de reação ao Romantismo europeu no século XIX, influenciado pelas teorias científicas, a Revolução Industrial e alinha filosófica de Augusto Comte.
´
Contemporâneo de Baudelaire e a despeito das contestações da época, é considerado um dos grandes romancistas do século XIX, pela obra Madame Bovary.

Visão irônica e pessimista da humanidade.

OBRAS

1851  - inicia Madame Bovary - obra realista que o tornaria célebre. Resultado de cinco anos de trabalho, o romance é uma dura depreciação dos valores burgueses. A censura suspende sua publicação e processa o autor sob a acusação de imoralidade. Em janeiro de 1857 senta no banco dos réus, mas é absolvido. 


1862 - Salammbô - romance histórico sobre Cartago. Sucesso imediato apoiado por Victor Hugo. O romance fala sobre as guerras púnicas e a cartaginesa Salambô, baseada na história relatada por Polibio, de uma filha de Amilcar Barca, general cartaginês que combateu os romanos na Primeira Guerra Púnica,  e que havia sido prometida por seu pai a um guerreiro numídio.