Começa quando entra em contato com à cultura chinesa.
Séc. III - Confucionismo;
Séc VI - Budismo;
Séc. VIII - Histórias lendárias entremeadas de poemas escritos pelos imperadores, imperatrizes e damas de honra da corte.
Literatura aristocrática até cerca do séc. XIV.
Floresce nas épocas Nara (710-784) e Heian (794-1186);
Se a prosa reflete influência da China a poesia é original.
Man-io-shu (Coletânea das Dez mil Folhas) - antologia nacional. Na forma, imitação do poeta chinês Po Lo-tien.
Data do séc. VIII ou começo do IX e comporta 4.496 poemas (262 naga-uta e restante tanka)
O tanka, lírica de 31 sílabas divididas em versos segundo o ritmo 5-7-5-7-7.
Os três primeiros e os dois últimos formam contraste no todo.
"Se eu pudesse ter o prazer nesta vida, de bom grado aceitaria
tornar-me na outra um inseto ou um pássaro.
Naga-uta - poema de tamanho variável em que se alternam os ritmos de 5 e 8 sílabas, O man-io-shu contém líricas amorosas.
Poetas
Kaki no Moto no Kitomaro
yama no 4e no okoura
yamabe no Akahito
Prosa
Época Heian - narrativas ou romances.
O mais célebre - Genji Monogatari escrito pela poetisa Murasaki Shikibu (978-1025).
Até o séc XVII
Cultivada pelos sacerdotes budistas e pelos samurais (guerreiros)
Influência budista
Hojoki - de- Tchomei - (1154-1216)
Tzurê-Zuré Guça (Kenko) (1283-1350)
cria-se forma teatral, o nô.
Na poesia o Hai-kai
Composto de três versos de 5, 7 e 5 sílabas sem rimas.
É aperfeiçoado no séc. XVIII por Basho e seus discípulos Ransetsu e Kiraku.
Aprofunda-se o outono
que estará fazendo
o vizinho?
Séc. XVII - XIX
Caráter popular pela ascenção das classes burguesas na vida social.
Ao Nô aristocrático junta-se um teatro para o povo.
Kabuki - desenvolvido por Tehika - Matsu (1652-1724)
1868 - restauração do Imperador Meiji.
Se abre uma nova era na vida política e literária do Japão graças à influência ocidental.
Escritores ocidentais são traduzidos e imitados.
Surge a forma Shintai-Shi (poesia) com os poetas
Toson
Shimazaki
Yumei Kambara
Bimyo Yamada
Depois da guerra russo-japonesa (1904-1905) - domina a influência naturalista de Zola.
Katai Tayama
Shusei Tokuda
Doppo Kunikida
Simbolismo influi
Kitahara
Kanaji
Técnica teatral se renova
Kido Oramoto
Kaoro Osanai
Shirabaka - escola de tendência humanitária e socializante que forma literatura proletária de caráter revolucionária
SeiKishi Fujimori
K. Eguchi
Mimei Ogana
Yuriko Chujo
1926
Moderno se casa às tradições
Jiro Osaragui
Kaison Nakasato
Shin-kankakua (Escola do Senso Novo)
Ryokomitsu, Y. Kawabata
Shin-Glijitsuha (Escola de Arte Nova) com R. Asahara e Shiro Osaki