terça-feira, 10 de janeiro de 2012

LITERATURA JAPONESA

Começa quando entra em contato com à cultura chinesa.

Séc. III - Confucionismo;

Séc VI - Budismo;

Séc. VIII - Histórias lendárias entremeadas de poemas escritos pelos imperadores, imperatrizes e damas de honra da corte.
Literatura aristocrática até cerca do séc. XIV.

Floresce nas épocas Nara (710-784) e Heian (794-1186);

Se a prosa reflete influência da China a poesia é original.

Man-io-shu (Coletânea das Dez mil Folhas) - antologia nacional. Na forma, imitação do poeta chinês Po Lo-tien.
Data do séc. VIII ou começo do IX e comporta 4.496 poemas (262 naga-uta e restante tanka)
O tanka, lírica de 31 sílabas divididas em versos segundo o ritmo 5-7-5-7-7.

Os três primeiros e os dois últimos formam contraste no todo.
"Se eu pudesse ter o prazer nesta vida, de bom grado aceitaria
tornar-me na outra um inseto ou um pássaro.

Naga-uta - poema de tamanho variável em que se alternam os ritmos de 5 e 8 sílabas, O man-io-shu contém líricas amorosas.

Poetas
Kaki no Moto no Kitomaro
yama no 4e no okoura
yamabe no Akahito

Prosa

Época Heian - narrativas ou romances.
O mais célebre - Genji Monogatari escrito pela poetisa Murasaki Shikibu (978-1025).

Até o séc XVII
Cultivada pelos sacerdotes budistas e pelos samurais (guerreiros)

Influência budista

Hojoki - de- Tchomei - (1154-1216)

Tzurê-Zuré Guça (Kenko) (1283-1350)
cria-se forma teatral, o nô.

Na poesia o Hai-kai
Composto de três versos de 5, 7 e 5 sílabas sem rimas.

É aperfeiçoado no séc. XVIII por Basho e seus discípulos Ransetsu e Kiraku.

Aprofunda-se o outono
que estará fazendo
o vizinho?


Séc. XVII - XIX

Caráter popular pela ascenção das classes burguesas na vida social.

Ao Nô aristocrático junta-se um teatro para o povo.

Kabuki - desenvolvido por Tehika - Matsu (1652-1724)

1868 - restauração do Imperador Meiji.
Se abre uma nova era na vida política e literária do Japão graças à influência ocidental.

Escritores ocidentais são traduzidos e imitados.

Surge a forma Shintai-Shi (poesia) com os poetas

Toson
Shimazaki
Yumei Kambara
Bimyo Yamada

Depois da guerra russo-japonesa (1904-1905) - domina a influência naturalista de Zola.

Katai Tayama
Shusei Tokuda
Doppo Kunikida

Simbolismo influi

Kitahara
Kanaji

Técnica teatral se renova
Kido Oramoto
Kaoro Osanai

Shirabaka - escola de tendência humanitária e socializante que forma literatura proletária de caráter revolucionária

SeiKishi Fujimori
K. Eguchi
Mimei Ogana
Yuriko Chujo

1926
Moderno se casa às tradições

Jiro Osaragui
Kaison Nakasato
Shin-kankakua (Escola do Senso Novo)
Ryokomitsu, Y. Kawabata
Shin-Glijitsuha (Escola de Arte Nova) com R. Asahara e Shiro Osaki